Figurante

Como é o trabalho de

Participe de gravações de comerciais e programas de TV e ganhe um cachê !

Trabalhar como figurante também exige muita disciplina e responsabilidade. Mas, se você tem disposição para encarar o desafio, saiba que as oportunidades são muitas!

O trabalho de um figurante

Imagine uma cena na TV em que um dos personagens principais vai ao shopping. Ficaria bem estranho se ele aparecesse sozinho, sem outras pessoas passeando pelos corredores e saindo e entrando nas lojas, certo?

Ou em um restaurante, se o casal principal ocupasse uma das mesas e as demais estivessem todas vazias.

Então, o trabalho dos figurantes é justamente esse, dar maior veracidade às cenas, ajudando a deixar os cenários o mais próximo da realidade possível.

Depositphotos_83111836_xl-2015.jpg
CRIANÇAS-ADULTOS-BEBÊS

Porém, é importante saber diferenciar a figuração dos papéis menores, também chamados de “pontas”. Os figurantes não têm falas, apenas ajudam a compor as cenas.

Porque, de acordo com as leis que regulamentam a profissão de artista no Brasil, é preciso ter o registro profissional (DRT) para atuar, ou seja, interpretar falas. Já os figurantes não precisam ter formação profissional nem registro.

Como conseguir trabalhos

Para conseguir trabalhos como figurante, é preciso se cadastrar em agências que prestam serviços para emissoras de TV e produtoras de audiovisual.

Geralmente não é cobrada nenhuma taxa de cadastro e o candidato só precisa enviar algumas fotos de boa qualidade. Não é preciso investir em uma superprodução, em termos de roupas e maquiagem, para as fotos. Pelo contrário, quanto mais natural a pessoa estiver, melhor.

Rotina de trabalho

Os figurantes são contratados por dia, sendo que a jornada de trabalho padrão é de 12 horas. Às vezes há necessidade de estender as gravações por mais de 12 horas, mas nesses casos é pago um valor adicional.

A figuração precisa chegar bem antes do elenco principal, para que tudo (roupas, maquiagem, cabelo etc.) fique pronto a tempo e não ocorram atrasos nas gravações.

É preciso ter paciência para esperar por longas horas, antes e após as gravações. Muitas vezes também é preciso suportar o calor ou frio (em cenas externas) e ficar sem comer por muito tempo.

O figurante não pode

É muito importante o figurante nas gravações não ficar assediando os atores e nem tentar aparecer mais que o personagem principal.

Essas atitudes podem fazer com que o figurante seja expulso do ambiente de gravação e nunca mais seja chamado para outros trabalhos.

agencia de figurante